A importância da criação do Conselho de Informática

Para falar melhor sobre a criação do Conselho de Informática vou explicar-lhes usando como exemplo o CREA. Para quem não sabe, o CREA é o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

É o CREA que regula as atividades profissionais dessas áreas, tanto em nível superior quanto em nível técnico. Toda a empresa de manutenção de equipamentos eletrônicos (inclusive empresas de manutenção de computadores) necessita de um técnico em eletrônica cadastrado como responsável técnico pela empresa. A prefeitura (pelo menos as das grandes cidades) só libera o alvará das empresas de manutenção caso seja apresentada a documentação comprobatória de que há um técnico em eletrônica assinando como responsável tácnico pela empresa. Esse documento chama-se ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) e é obtido no CREA. Obviamente somente técnicos registrados no CREA podem obter esse documento.

Bem, pelo trecho acima já se tem uma noção do que acontece com o profissional de informática.

Muitos pensam, equivocadamente, que a profissão de técnico em manutenção de micros não é regulamentada. Legalmente, somente técnicos em eletrônica podem exercer essa profissão, pois envolve esta área (hardware). Somente ainda não estão totalmente regulamentadas as profissões da área de informática que envolva sistemas (software), como os cursos superiores de análise de sistemas e informática e os cursos técnicos correlatos, como programação.

Qualquer Profissional em informática, nível superior ou técnico, que tenha adquirido o certificado de conclusão do curso em uma instituição reconhecida pelo MEC está apto a exercer sua profissão, porém em nenhum dos casos poderá ter certificado do CREA, já que o CREA não é o conselho para os cursos de informática, o conselho de informática não existe!

Levando-se em conta o CREA, pode-se presumir que um técnico em eletrônica com certificado do CREA sai na frente de um profissional com curso técnico em montagem e manutenção de computadores, por exemplo. O certificado do CREA é muito importante para qualquer empresa ou profissional. Com isso os técnicos em informática acabam por ter remunerações abaixo do que deveriam ter. Se existisse o Conselho de Informática, o profissional seria muito mais valorizado e diferenciado, pois vale lembrar também que existem muitas pessoas que exercem a função de técnico sem ter curso reconhecido pelo MEC, ou até mesmo, sem ter cursado curso algum.

Esperamos ter lhes esclarecido um pouco mais sobre a situação do profissional em TIC.


http://clubedohardware.com.br/artigos/213

http://clubedohardware.com.br/artigos/215

Os links acima, esclarecerão melhor dúvidas sobre a situação.
Essa postagem foi baseada neles.

2 comentários:

Anônimo disse...

Realmente, um Conselho para organizar toda essa bagunça da classe de Informática iria ser ótimo. É realmente uma necessidade nossa.

Tudo sobre Hardware ?
fc-upgrade.blogspot.com

Christian disse...

Justamente , Isso so acarretara em ganhos a sociedade brasileira como um todo ja que tudo agora esta interligado com a Tecnologia de informaçao e comunicaçao

Vizualizações:

Contador de visitas grátis